quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Artigo III - Os mundos ficcionais.

Inicialmente,tomamos como mimésis uma concepção literária que tem referência linguistica relacionada com a realidade.Por outro lado,essa realidade torna-se propriedade referencial em condição lógica,verdadeira ou falsa.Diante disso,a pressuposição de alguma coisa,pode provir de enunciado imaginário(fictício) quer dizer:sem realidade,sem compromisso,nem capacidade de provar o que diz.
O autor de uma Obra pode torná-la fictícia ou verdadeira,fictícia em sua concepção abstrata e verdadeira em relação a situação de vivência no tempo e no espaço,e a linguagem a ela aplicada.
Já dizia Aristóteles:"O papel do poeta é dizer não o que se realiza realmente ,mas o que poderia realizar-se na ordem verossimil e do necessário"Isto é a referência funcional dos mundos ficcionais enquanto permanecem compatíveis com o mundo real.
De qualquer maneira os mundos produzidos pelo jogo de linguagens,procuram ser atualizados em reflexão sobre referencial literário no âmbito da semântica dos mundos possíveis e ficcionais.

A linguagem política há uma certa semelhança com o texto acima,não acha ?
como dizia o grande poeta piauiense Mário Faustino "língua, vida toda linguagem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário