segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Artigo II - Renovação pedagógica

Apartir da LDB (Lei de Diretrizes Básicas) de 20 de dezembro de 1996.A escola tomou novo rumo no ensino-apendizagem.Procurou-se refletir e debater sobre os novos metódos de ensino
Foi questionado: O que ensinar?Como ensinar? E o que mudar?.
Conteúdos programáticos foram aplicados na aprendizagem,e através deles definiu-se que tudo é possível de ser aprendido;desde que haja conceitos na regência de fatos e princípios feitos por palavras significativas,produzindo imagens mentais e atividades cognitivas na aplicação dos significados;com procedimentos referentes as técnicas de estudos e metódos investigativos,estratégias e habilidades que possibilitem a aprendizagem.
Conteúdos adicionais foram incorporados aos conceituais de maneira tal que, o comportamento ao aprendizado tenha procedimentos referentes aos sentimentos,emoções,valores, normas, entre outros.
Assim,ao ensinar metódos e técnicas pedagógicas na aplicação dos conteúdos,o professor terá que utilizar de uma didática atualizada.Bem como desenvolver o ensino e a aprendizagem através da pedagógia renovada,incentivando os alunos com pesquisas investigativas, avaliando-os e efetuando os seus conhecimentos
Mudar o metódo tradicional com projetos educacionais realmente voltados para a realidade dos alunos.Tendo a escola como função de prepara-los para a vida ,e sua integração na sociedade.O professor com papel de orientador do estudo e trabalho dos alunos,o trabalho dos alunos com participação ativa na construção de seus conhecimentos.Assim,Constatou-se então que a aplicação da pedagógia renovada na escola traz vantagens como:
-Descobertas significativas feitas pelos próprios alunos
-Diversificar as situações de aprendizagem tornando mais dinâmica
-Novos instrumentos pedagógicos com participação dos alunos
-Construir comhecimentos adquiridos dos meios de comunicação
-Aprendizagem participativa(Interdisciplinalidade)
-Motivação e renovação no trabalho dos alunos
A escola renovada progressiva caracteriza-se,em preparar o aluno como cidadão,integra-lo na sociedade e a ela ser útil,habilitá-lo e capacitá-lo a enfrentar a competição no campo de trabalho.
São essas as principais caracteristicas da renovação pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário