terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio

Escrevi sobre planejamento de educação,agora dou uma opinião sobre planejamento de infra -estrutura.

Para se construir uma casa são vários fatores de planejamento a serem seguidos.Começando pelo estudo do terreno em todos os seus aspectos: tipo de terreno,localização,riscos ao meio ambiente, entre outros.

É ai onde entra o planejamento e a conversação entre o construtor da casa e os orgãos governamentais que tratam da construçaõ civil .

Afinal,é necessário um planejamento prévio.Como se pode fazer uma casa na encosta de um morro ou na beira de um barranco e dormir sossegado ?

A natureza foi feita para viver em harmonia com o homem.Ao ser agredida dá resposta a curto,médio ou longo prazo.Não é preciso ser nenhum vidente para pressupor o que vai acontecer.

As águas procuram lugar para escorrer,e se esse lugar estiver interditado,com certeza não respeitará quem estiver na frente.

Veja o que aconteceu no Rio de Janeiro no início do ano passado,novamente se repete a cena no início deste ano,deslizamento de terra causado pelas águas da chuva invadem casas,prédios levando destruição e morte.

E de quem foram as casas e prédios destruidos ?Pessoas que construiram nas encostas do morro?
E quem é o culpado, o homem ou a natureza ?

Agente se pergunta,o que fazer para evitar tais catástrofes ?
Uma coisa é certa,evitar a ocupação desordenada do morro,respeitando o fluir natural das águas.

É lamentavel.Só nos resta agirmos como irmãos em uma corrente de solidariedade.E que moradores e governo entrem num senso comum,claro,respeitando a natureza.

E que tragédias como essas não voltem a se repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário