quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Artigo V - Planejar ou seguir planejando ?

Toda e qualquer atividade existente na vida do ser humano exige planejamento.No âmbito escolar,são seguimentos que serão trabalhados na intenção de chegar a um objetivo.(aprendizagem)Esses seguimentos tornam-se padrão normal dos profissionais do ensino.Mesmo assim é comum ouvir de educadores que não fazem planejamento,que o tempo é curto e esse padrão normal é desvinculado e se faz de acordo com a condição do aprendizado do aluno e a influência do meio externo. De um certo modo estão certos,pois,esses procedimentos pragmáticos geralmente são distorcidos.Por exemplo,os recursos didáticos que são falhos e todo aquele processo planejado anteriormente fica dependente do improviso do ator-professor.Terá que se virar nos trinta em adaptar-se a aprendizagem de cada aluno.Por outro lado,o planejamento é essencial na ação pedagógica,pois baseando -se nele é que se terá segurança na aplicação dos conteúdos levando a reflexão constante do educador no repasse e discurções com os alunos sobre o que foi aprendido.Esse processo terá que ser integrador entre escola,educador,contexto social.É nessa faca de dois gumos que o planejamento de ensino precisa ser repensado.Planejar ou seguir planejando ?.De qualquer maneira, terá que ser indispensável na transmissão de cultura,produção e reprodução de conhecimento.

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