domingo, 25 de abril de 2010

Artigo IV - O Ensino da Gramática na Escola

O desafio da aprendizado pode estar hoje muito mais relacionado a dificuldade de saber que linguagem usar,em que situações,e de identificar os diferentes níveis de formalidade,que exigem usos específicos da linguagem.Muitas vezes o ensino da gramática esbarra num emaranhado de regras que podem confundir e desestimular o aluno.Isso acontece quando o metódo utilizado em sala de aula se restringe à mera descrição da norma ,sem passar pelo uso adequado nas diversas situações da cotidiano,nem pelas mudanças constantes da linguagem.
O ensino da gramática na escola têm que ser em correlação com o uso da língua,gradativamente,levando-se em consideração a linguagem adquirida pelo aluno no seu meio social.Visto que a língua é um fenômeno sociocultural e não pode ser percebida fora desse contexto.Portanto,a aplicação de vários genêros textuais,aos poucos vai se ajustando ao linguajar do aluno.Assim,ele perceberá como utilizar a língua no ato comunicativo,e conseguentemente o domínio da gramática.Dessa forma,há possibilidade do ensino da língua e da gramática.Logo porque,as formas de conceber a língua são múltiplas,e a gramática também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário