quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Heterogêneidade Linguística na Escola

Assistindo ao Filme " Ai que Vida ", observei que situações linguísticas variam em uma sociedade, cuja comunidade esteja a mercê de fatores que são influênciados pela região, escolaridade, sexo, posição social, faixa etária, entre outros.
Na escola, esses fatores terão que serem trabalhados com eficácia e paciência, respeitando o linguajar do aluno (dialéto) e procurando as várias formas e funções linguísticas a serem usadas adequadamente em situações comunicativas, desenvolvendo suas habilidades, estimulando ao pensamento e raciocínio crítico no campo do conhecimento humano, bem como na sua formação educacional. Isto é: quando falar, o que falar e como falar com competência na interação comunicativa utilizando-se das regras da língua.
Em suma, propiciar aos alunos maior contado possível de situações interativas da comunicação, com projetos que venham utilizar os gêneros linguísticos, valorizando a importância do ensino no domínio da língua portuguesa.

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