terça-feira, 12 de outubro de 2010

O homem que me ensinou a jogar dama

Sempre usava branco ,parecia um médico,um enfermeiro,ou até mesmo um pai de santo,o branco cobria-lhe dos pés a cabeça,quem não lhe conhecia,confundia-se com sua profissão
grande na arte de lhe dá com as mãos,costureiro de fino trato,com boa clientela.Sr.Antônio,ou simplesmente Antôi Daminha,homem de estatura média, olhar baixo,sorriso largo,bom conselheiro das coisas da vida.No jogo de dama era um ás,desafiava seus adversários dando vantagem de duas ou três pedras,mesmo assim ganhava o jogo.Morava e cuidava de sua mãe,uma velhinha de aproximadamente setenta e cinco anos,molgada e corcunda,que se locomovia a passos lentos com ajuda de um pequeno bastão,resmungava pelos cantos da casa,xingava mais do que falava.
Sr. Antôi, era pai de um rapaz que fora para cidade de São Paulo a procura de trabalho,e nunca mais mandou notícias(fruto de seu casamento com Dona Geraldina)que Deus a tenha.
Nas noites,depois de encerrar o expediente,lá fora ,embaixo do poste que iluminava a frente de sua casa,nos finais de semana,na sombra da castanheira,lá estava ele sentado,dama na mão,do outro lado seu adversário ouvindo seus consenhos ,perdendo e aprendendo como colocar as pedras no local certo.E eu ali piruando.Ficava feliz quando ele dizia:"Vai comprar uma carteira de cigarros pra mim moleque!fique com o troco,compre algo útil pra você" Eu saia em disparada rumo a mercearia da esquina,com o troco,comprava cocadas de côco e petecas carambolas,gostava de vê-las rolando na areia e mudando de cores.Era a febre da garotada daquela época.
O tempo foi passando, e com ele,Sr.Antôi aumentando o consumo de tabaco,sua respiração,seu hálito tornara-se pura nicotina,a tosse que lhe rasgava a garganta feria seus pulmões .Homem teimoso em seus temperamentos,recusava-se ao atendimento médico,nunca pisou em um hospital,tinha o pavor do cheiro de éter e medo de injeção.Assim ,as coisas se inverteram.Sua mãe contratou uma moça para cuidar de si e do filho,já prostado em uma cama,sem a mínima condição de levantar-se.Senti sua falta ,seus concelhos ,do jogo de dama,de como colocar as pedras no local certo para chek -mate.Tive o presentimento que algo lhe acontecera,faltava-me coragem para descobrir,de ver uma realidade que eu não queria ver.
Vi pessoas entrando e saindo de sua casa,pessoas que ouviram seus conselhos,que tentaram ganhar-lhe no jogo de dama,que serviam-se de seus serviços;entravam e saiam tristes,cabisbaixos.Criei coragem e fui visitá-lo,entrei em sua casa ,adentrei em seu quarto ,senti um cheiro acre,úmido e azedo,o piso de barro batido estava levemente molhado,logo abaixo ,aos pés de sua cama,havia um pinico cheio de areia,local onde jogava seus escarros e cusparadas.Aproximei-me, vi seu corpo franzino como uma ovelha magra ,sem pasto.Inclinou a cabeça com certa dificuldade,avistou-me,e falou com palavras descompassadas,lentas,interrompidas pela tosse que lhe rasgava a garganta."...Ô.!..muleque..até que enfim veio me visitar.....cof!....cof.!.tô.. morrendo moleque ....cof.!....cof...!lembra de quando falei pra você.....cof.!.....cof!..que a vida cof.!...cof!..é um grande tabuleiro de dama.........................as faixas são os caminhos com cores diferentes,as cores...cof.!..cof !..são os locais onde colocar as pedras,......cof!...cof.!..as pedras são a autodidata,o auto controle de si,...Ô muleque...de que adiantou meus conselhos ?...cof!......cof.!.......se nem eu mesmo soube me controlar...cof!...cof!... deixei-me me levar pelo vicío....Ô muleque ...co!...cof.!..saiba onde colocar as pedras,reflita,aja...faço o que eu lhe digo cof!....cof!......,mas não faça o que eu fiz......Dos meus olhos as lágrimas cairam intensamente,intensificaram ainda mais quando suas pálpebras bateram.
Olhei em minha volta e percebi que não chorava sozinho.O homem que me ensinou a jogar dama ,me deu conselhos para a vida,não deu o chek-mate contra o vício.O câncer lhe consumira.
Não soube mexer as pedras do tabuleiro de sua própria vida.Mas,seus conselhos me salvaram tiraram uma criança da rua ,transformaram um menino num homem trabalhador ,e até hoje estão quardados comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário