sábado, 7 de agosto de 2010

Artigo IV - Utopia

Começo esse artigo definindo o que é utopia. Segundo meu mini-dicionário,significa ideal, plano,desejo impossível de realizar.
Tenho um amigo vendedor que percorre várias cidades do Piauí quase toda semana.São várias mercadorias entregues nessas cidades com as devidas recomendações exigidas pela receita tributária federal, estadual,municipal,ou seja,debaixo de uma fiscalização ferrenha.Nessa situação vejo-o como um cidadão que cumpre seus deveres pagando seus impostos em dia e gerando emprego e renda. Honestamente recheiando os cofres públicos.
Me disse: "Cláudio,é brincadeira o que se vê por ai,as cidades parecem esquecidas pelas auroridades,as estradas é só buraqueira.Estive ontem em São Raimundo Nonato e o que vi me indignou,num espaço de quinze a quinze minutos pousava um jatinho.E o povo vibrando.Êta povo sem esclarecimento político!.Sabe quem era? O ex-governador com sua esposa,o atual com sua esposa,candidatos a deputado federal e estadual com suas comitivas.Eram quatro jatinhos.E eu em dias com minhas notas fiscais e taxas rodoviárias,diga-se de passagem as mais caras da federação,vê se pode,num estado considerado um dos mais pobres do país.É meu amigo,eles estão transitando por cima usando as verbas destinadas às estradas, e gente aqui por baixo se desviando dos buracos.Não seria melhor se todos fossem iguais, e o poder centrado numa forma de governo onde a democracia seria realmente democrática?.Afinal, que democracia é essa em que vivemos? "Do povo para o povo" ou "Do povo para o bolso?"
Segundo Platão,filósofo grego do secúlo VI a.C,em sua obra utópica "A REPÚBLICA"o governo deve administrar os bens do estado mediante leis justas e pertinentes para que a sociedade cresça em harmonia e paz,e para isso,é necessário constituir e manter um grupo de defensores do estado e do povo.E nós o que achamos de nossos defensores?
Em sua obra, Platão se delonga em analizar as qualidades físicas,morais e intelectuais dos cidadãos, do governo,e da defesa de um país.Critica vícios existentes nas sociedades e nos governos da época.Ele mesmo reconhece que sua "República" é utópica mesmo,que provavelmente jamais haveria de ser implantada em lugar nenhum do mundo.
Enganou-se como nós estamos nos enganando.

" Os rios são caminhos que seguem e que levam para onde se quiser ir"

" Aqueles que constroem antíteses forçando as palavras são como aqueles que constroem janelas falsas para manter a simetria:Sua regra não é a de falar com justeza,mas fazer figuras justas."

Tá ai dois pensamentos de Blaise Pascal.Filósofo,matemático,cientista,físico,escritor e poeta francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário